Planos de Ações
do CEPMBB – Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente 2013
Turmas
|
Professor(a) colaborador(a)
|
Título do Projeto
(tema)
|
Tema
|
Equipe
|
Delegado(a) da Equipe
|
O quê?
|
Para quê?
|
Como?
|
Onde?
|
Quem?
|
Com quem?
|
Quando?
|
5AM
|
Lilian (história)
|
A importância da Água
|
Água
|
Vinicius, Taís, Tamires, Emily, João Pedro,
Samantha.
|
Taís
|
Um talento sobre a
Água
|
Para ajudar o meio
ambiente
|
Diminuindo a poluição
|
No CEPMBB
|
Um estudante
|
Equipe
|
O mais breve possível
|
5BM
|
Cássia (inglês)
|
O desperdício da Água
|
Água
|
Gean, Danilo, Alisson, Daniel, Gustavo e Mateus.
|
Danilo
|
Construção de
cartazes e entrega de panfletos.
|
Para combater o
desperdício na comunidade escolar.
|
Conscientização da
comunidade
|
No entorno do CEPMBB
|
Comunidade escolar
|
Comunidade
local
|
O mais breve possível
|
6AM
|
Márcia (ciências)
|
Desflorestamento
|
Terra
|
Laiane,
Ma Carolina, Lara, Rafael, Igor.
|
Laiane
|
Evitar o desmatamento
|
Para no futuro evitar
conseqüências maiores
|
Reciclando, não
jogando lixo nas ruas e cuidando da natureza
|
Nas florestas
|
A população
|
Comunidade local e escolar.
|
30 dias
|
6BM
|
Cíntia (ciências e
biologia)
|
Preservando o Meio
Ambiente
|
Terra
|
Ana Carla, Camila, Deise, Gabriela, Luana,
Thamires e Juliane.
|
Camila
|
Distribuição de
panfletos e acompanhar o crescimento de uma planta
|
Para conscientizar as
pessoas que é preciso preservar o meio ambiente
|
Plantando mudas de
plantas e acompanhando o seu crescimento
Divulgando a
importância do Meio Ambiente com panfletos
|
Na comunidade
|
O grupo
|
Com colegas e com a a
comunidade
|
Outubro
|
7AM
|
Ieda (português)
|
Ar
|
Ar
|
Amanda, Jaqueline,
Rebeca,
Jeferson, Andressa.
|
Amanda e
Jaqueline
|
Poluição do Ar
|
Conscientização da
comunidade
|
Entrevistando a
comunidade
|
Na comunidade
|
Grupo
|
Professor
|
Setembro
|
8AM
|
-
(matemática)
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
|
-
|
-
|
-
|
8BM
|
Edson (educação física)
|
Sociosfera
|
Fogo
|
Esdras, Rebeca, Suelen, Edilson, Andresa, Henrique, Tainá e César
|
Esdras
|
Conceito de Soiosfera
|
Ajudar o Meio
Ambiente, aprendendo e nos informando para informar as pessoas.
|
Buscando uma solução
coletivamente para resolver os problemas ambientais
|
Comunidade escolar e
local.
|
Turma 8BM
|
Sociedade
|
Agosto de 2013
|
8BM
|
Edson (educação física)
|
Energia e mobilidade
|
Fogo
|
Rebeca, Iuri, Márcia, Sheila, Monique, Inara e
Amanda
|
Márcia
|
Energia e mobilidade
|
Para melhoria do Meio
Ambiente através do desenvolvimento sustentável
|
Diminuindo o número
de queimadas
|
Sala de aula
|
Educandos
|
Comunidade escolar
|
|
1AM
|
Soraia (química)
|
Reaproveitamento da
água da chuva
|
Água
|
Aldenise, Ana Carolina, Emerson, Tainá, Victória, Viviane e Wesley
|
Wesley
|
Reaproveitamento da
água da chuva
|
Evitar o desperdiço e
evitar a falta de água
|
Através de coleta de
água da chuva em um tanque, filtrando e purificando para reaproveitar
|
CEPMBB
|
Grupo
|
Turma
|
Durantea semana
|
1BM
|
Soraia (química) Elísio (NUPAIP)
|
Reciclagem na Terra
|
Terra
|
Vanessa, Mariana, Carina, Evaldo, Deivid
|
Vanessa
|
Coleta seletiva
|
Preservação do Meio
Ambiente e melhoria da Qualidade de Vida
|
Realizando Coleta
seletiva
|
Comunidade escolar e
local
|
Catadores,
recicladores, artesãos, etc.
|
Voluntários e
cooperativas
|
Sempre
|
1CM
|
Helita (física)
|
Planeta Água
|
Água
|
Ingrid,
Daiane Oliveira,
Erick,
Adriano,
Albert e Jonathas
|
Jonathas
|
Reaproveitando a água
usada
|
Purificação e
reutilização da Água
|
Construindo filtros
caseiros
|
Nas casas
|
Estudantes da equipe
|
Comunidade escolar e
local
|
O mais rápido
possível
|
2AM
|
Rodrigo (sociologia)
|
Jardim Escola:
Bernadete Verde
|
Terra
|
Amanda, Antonio, Andreza, Bruna, Matheus, Sarah,
Thales, Yana
|
Bruna Ribeiro
|
Conscientização e
Recuperação parcial da flora
|
Recuperação do
Ecossistema
|
Plantando mudas de
árvores ou plantas (coleta e distribuição)
|
Jardim do CEPMBB e/ou
Horto Florestal do Cabula
|
Comunidade escolar e
o entorno escolar
|
Pessoas voluntárias e
colaboradores
|
O mais breve possível
|
2BM
|
Deize (matemática)
|
O fogo e suas
conseqüências
|
Fogo
|
Rebeca Anjos, Roseanne, Tainá Ribeiro
|
Roseanne
|
Construção de maquete
explicativa
|
Para alertar de como
as queimadas prejudica o Meio Ambiente e como evitá-las
|
Consumo racional de
energia elétrica na comunidade escolar e local
|
Na escola e no bairro
|
Equipe
|
Comunidade (escolar e
local), ONGs, etc
|
|
2CM
|
Consuelo (português)
|
O quê o desperdiço de
água causa no mundo
|
Água
|
Girlene, Iorrana, Luine, Milena,
Rafael
e Willian Marcos
|
Rafael
|
Construção de maquete
|
Para mostrar que o
desperdício de água está destruindo o planeta
|
Pesquisa nos bairros
sobre o tema
|
No colégio
|
Grupo
|
Com o apoio das
professoras Soraia, Cíntia, Deize e Consuelo.
|
|
3AM
|
Rosa (hitória)
Deize (matemática)
|
Gincana Beneficiente
|
Terra
|
Jaqueline, Daniela Nery, Matheus, Rebeca, Natália e Tácia.
|
Márcio e Jeremias
|
Realização de uma
Gincana para promover ações em instituições de caridade
|
Ajudar os mais
necessitados e promover o entrosamento da turma com o Meio Ambiente
|
A união das turmas do
terceiro ano do Ensino Médio.
|
No colégio
|
Estudantes do
terceiro ano do Ensino Médio.
|
Com instituições de
caridade
|
|
3BM
|
Agareno (educação física)
|
A alma da floresta
|
Terra
|
Ailma, Amanda, Ana Caroline, Cleiton, Diana e
Franciele.
|
Ana Caroline e
Cleiton
|
Reflorestamento
|
Melhoria da Qaulidade
de Vida através de uma respiração saudável
|
Plantando semnetes
e/ou mudas de plantas
|
No colégio,
bairro e Horto Florestal
|
Equipe
|
Professores e a
comunidade
|
|
Conferência na Escola - até 31/08/2013
Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.
A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.
Para entender como realizá-la consulte a publicação "Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola".
Conferências nas Escolas (obrigatórias) – devem ser realizadas até 31 de agosto de 2013. Ficará a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. O cadastramento dos resultados da Conferência na Escola no site da Conferência deve ser realizado até dia 07 de setembro de 2013. Os cadastramentos incompletos ou fora do prazo não serão considerados.
Biblioteca
A IV CNIJMA terá como tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.
Assim as publicações contidas na biblioteca tem por objetivo subsidiar as escolas na realização da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
A publicação Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na escola + educomunicação trata das políticas fomentadas pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) visando a consolidação da escola como um espaço estruturante e permanente para realizar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente na escola e na comunidade e tem como objetivo de subsidiar pedagogicamente a tarefa de construir conhecimentos para "Cuidar do Brasil" a partir da reflexão sobre as ações e exemplos no cotidiano escolar. Esta publicação é um convite para que a escola realize a conferência envolvendo estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar para dialogar, refletir e agir em prol da qualidade de vida.
O caderno Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis é um subsídio pedagógico para a realização do processo da IV CNIJMA. Tem a função de explicitar o conceito de "espaço educador sustentável" e fornecer o fio lógico para conectar a temática das mudanças ambientais globais com as mudanças almejadas no currículo, na gestão e no espaço físico da escola com vistas à transição para a sustentabilidade. Este material apresenta ainda sugestões de como o tema pode ser trabalhado para chegar ao produto almejado pela Conferência, isto é, projetos de ação e intervenção que auxiliem a comunidade escolar a modificar os espaços construídos, revisitar os currículos, tornando-os coerentes com as premissas da sustentabilidade socioambiental.
O kit de cadernos Mudanças Ambientais Globais: pensar + agir na escola e na comunidade é composto por quatro publicações, Água, Ar, Fogo e Terra. Em sua abordagem ambiental, são retomados conceitos da filosofia ocidental, como também olhares da literatura e das artes plásticas. Esses cadernos trazem conceitos-chave, informações e sugestões de atividades relevantes para auxiliar as escolas no aprofundamento da temática concernente à quarta edição da CNIJMA, de forma clara e objetiva.
A publicação Formando Com-Vida - Construindo Agenda 21 na Escola trata a respeito da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-Vida e construção da Agenda 21 na Escola, que são políticas fomentadas pela CGEA visando a consolidação da escola como um espaço estruturante e permanente para realizar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente na escola e na comunidade. Esta publicação também convida para a mobilização da comunidade escolar na organização das conferências infantojuvenis e outras ações que possibilitem o exercício da cidadania socioambiental na Escola.
O encarte "Caderno de Consumo Sustentável – Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade" aborda a questão do consumismo infantil, apresentando informações e dados relevantes sobre essa temática com o objetivo de proporcionar uma reflexão e incentivar mudanças de comportamento de consumo.
A publicação "Revista Turma da Mônica – Cuidando do Mundo", resultado de uma parceria entre Maurício de Souza e o Ministério do Meio Ambiente, traz de forma lúdica e criativa, temas relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12305/2010), e busca auxiliar no envolvimento do público infantojuvenil no exercício de criar novos hábitos e valores.
Links
Passo-a-passo para a Conferência nas Escolas
FAÇA AQUI O REGISTRO DA CONFERÊNCIA NA ESCOLA
2º PASSO: Envie AQUI O PROJETO DE AÇÃO
(Enviar o projeto de ação incluindo duas fotografias no corpo do arquivo em formato PDF)
A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é voltada para as escolas com pelo menos uma turma do 6° ao 9° ano (5ª a 8ª série) do Ensino Fundamental, cadastradas no Censo Escolar de 2011 – INEP, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural. Todos os estabelecimentos escolares com esse perfil podem participar. A adesão ao processo de Conferência é voluntária.
O processo da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente envolve as seguintes etapas:
- Conferência nas escolas (obrigatória)- até o dia 31/08/2013;
- Conferencias municipais e/ou regionais (opcional) até o dia 06/10/2013;
- Conferência estadual (obrigatória) até o dia 25/10/2013 e
- Conferência nacional nos dias 25 a 29 /11/2013.
Como aderir a Conferência?
Primeiro Passo: Construir uma Comissão para organizar, animar a conferência e envolver toda a comunidade educativa no processo. (Ver as publicações na biblioteca do site: Passo a Passo pra a Conferência de Meio Ambiente na Escola; Construindo Com-Vidas e Agenda 21 na escola: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis)
Segundo Passo: Desenvolver estudo da temática e elaborar projetos de ação para tornar a sua escola mais sustentável. (Temas Terra, fogo, Água e Ar).
Terceiro Passo: Na conferência na escola escolher apenas um projeto relacionado a apenas um tema. Escolher um aluno ou aluna de 11 a 14 anos do 6º ao 9º ano para representar a escola na etapa posterior
Quarto Passo: (Somente após a realização da Conferência na escola) - Registrar o resultado da conferência no site - e enviar o projeto de ação (2 a 4 laudas) incluindo duas fotografias da Conferência na escola.
Para dúvidas sobre a Conferência estadual entre em contato com representantes da Comissão Organizadora Estadual.
Links
- Mudanças Ambientais Globais - cadernos: Terra, Água, Fogo e Ar
- Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola + Educomunicação
- Caderno temático: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
- Formando Com-Vida e construindo Agenda 21 na Escola
- Caderno de Consumo Sustentável: Consumismo Infantil na contramão da sustentabilidade
- Revista em quadrinhos da Turma da Mônica: Cuidando do Mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário