CIJMA

Planos de Ações do CEPMBB – Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente 2013
Turmas
Professor(a) colaborador(a)
Título do Projeto
(tema)
Tema
Equipe
Delegado(a) da Equipe
O quê?
Para quê?
Como?
Onde?
Quem?
Com quem?
Quando?
5AM
Lilian (história)
A importância da Água
Água
Vinicius, Taís, Tamires, Emily, João Pedro, Samantha.
Taís
Um talento sobre a Água
Para ajudar o meio ambiente
Diminuindo a poluição
No CEPMBB
Um estudante
Equipe
O mais breve possível
5BM
Cássia (inglês)
O desperdício da Água
Água
Gean, Danilo, Alisson, Daniel, Gustavo e Mateus.
Danilo
Construção de cartazes e entrega de panfletos.
Para combater o desperdício na comunidade escolar.
Conscientização da comunidade
No entorno do CEPMBB
Comunidade escolar
Comunidade
local
O mais breve possível
6AM
Márcia (ciências)
Desflorestamento
Terra
Laiane,
Ma Carolina, Lara, Rafael, Igor.
Laiane
Evitar o desmatamento
Para no futuro evitar conseqüências maiores
Reciclando, não jogando lixo nas ruas e cuidando da natureza
Nas florestas
A população
Comunidade local e escolar.
30 dias
6BM
Cíntia (ciências e biologia)
Preservando o Meio Ambiente
Terra
Ana Carla, Camila, Deise, Gabriela, Luana, Thamires e Juliane.
Camila
Distribuição de panfletos e acompanhar o crescimento de uma planta
Para conscientizar as pessoas que é preciso preservar o meio ambiente
Plantando mudas de plantas e acompanhando o seu crescimento
Divulgando a importância do Meio Ambiente com panfletos
Na comunidade
O grupo
Com colegas e com a a comunidade
Outubro
7AM
Ieda (português)
Ar
Ar
Amanda, Jaqueline, Rebeca, Jeferson, Andressa.
Amanda e
Jaqueline

Poluição do Ar
Conscientização da comunidade
Entrevistando a comunidade
Na comunidade
Grupo
Professor
Setembro
8AM
-
(matemática)
-
-
-
-
-
-
-

-
-
-
8BM
Edson (educação física)
Sociosfera
Fogo
Esdras, Rebeca, Suelen, Edilson, Andresa, Henrique, Tainá e César
Esdras
Conceito de Soiosfera
Ajudar o Meio Ambiente, aprendendo e nos informando para informar as pessoas.
Buscando uma solução coletivamente para resolver os problemas ambientais
Comunidade escolar e local.
Turma 8BM
Sociedade
Agosto de 2013
8BM
Edson (educação física)
Energia e mobilidade
Fogo
Rebeca, Iuri, Márcia, Sheila, Monique, Inara e Amanda
Márcia
Energia e mobilidade
Para melhoria do Meio Ambiente através do desenvolvimento sustentável
Diminuindo o número de queimadas
Sala de aula
Educandos
Comunidade escolar

1AM
Soraia (química)
Reaproveitamento da água da chuva
Água
Aldenise, Ana Carolina, Emerson, Tainá, Victória, Viviane e Wesley
Wesley
Reaproveitamento da água da chuva
Evitar o desperdiço e evitar a falta de água
Através de coleta de água da chuva em um tanque, filtrando e purificando para reaproveitar
CEPMBB
Grupo
Turma
Durantea semana
1BM
Soraia (química) Elísio (NUPAIP)
Reciclagem na Terra
Terra
Vanessa, Mariana, Carina, Evaldo, Deivid
Vanessa
Coleta seletiva
Preservação do Meio Ambiente e melhoria da Qualidade de Vida
Realizando Coleta seletiva
Comunidade escolar e local
Catadores, recicladores, artesãos, etc.
Voluntários e cooperativas
Sempre
1CM
Helita (física)
Planeta Água
Água
Ingrid,
Daiane Oliveira,
Erick,
Adriano,
Albert e Jonathas
Jonathas
Reaproveitando a água usada
Purificação e reutilização da Água
Construindo filtros caseiros
Nas casas
Estudantes da equipe
Comunidade escolar e local
O mais rápido possível
2AM
Rodrigo (sociologia)
Jardim Escola: Bernadete Verde
Terra
Amanda, Antonio, Andreza, Bruna, Matheus, Sarah, Thales, Yana
Bruna Ribeiro
Conscientização e Recuperação parcial da flora
Recuperação do Ecossistema
Plantando mudas de árvores ou plantas (coleta e distribuição)
Jardim do CEPMBB e/ou Horto Florestal do Cabula
Comunidade escolar e o entorno escolar
Pessoas voluntárias e colaboradores
O mais breve possível
2BM
Deize (matemática)
O fogo e suas conseqüências
Fogo
Rebeca Anjos, Roseanne, Tainá Ribeiro
Roseanne
Construção de maquete explicativa
Para alertar de como as queimadas prejudica o Meio Ambiente e como evitá-las
Consumo racional de energia elétrica na comunidade escolar e local
Na escola e no bairro
Equipe
Comunidade (escolar e local), ONGs, etc

2CM
Consuelo (português)
O quê o desperdiço de água causa no mundo
Água
Girlene, Iorrana, Luine, Milena, Rafael e Willian Marcos
Rafael
Construção de maquete
Para mostrar que o desperdício de água está destruindo o planeta
Pesquisa nos bairros sobre o tema
No colégio
Grupo
Com o apoio das professoras Soraia, Cíntia, Deize e Consuelo.

3AM
Rosa (hitória)
Deize (matemática)
Gincana Beneficiente
Terra
Jaqueline, Daniela Nery, Matheus, Rebeca, Natália e Tácia.
Márcio e Jeremias
Realização de uma Gincana para promover ações em instituições de caridade
Ajudar os mais necessitados e promover o entrosamento da turma com o Meio Ambiente
A união das turmas do terceiro ano do Ensino Médio.
No colégio
Estudantes do terceiro ano do Ensino Médio.
Com instituições de caridade

3BM
Agareno (educação física)
 A alma da floresta
 Terra
Ailma, Amanda, Ana Caroline, Cleiton, Diana e Franciele.
Ana Caroline e
Cleiton

 Reflorestamento
Melhoria da Qaulidade de Vida através de uma respiração saudável
Plantando semnetes e/ou mudas de plantas
 No colégio, bairro e Horto Florestal
Equipe
Professores e a comunidade
















Conferência na Escola - até 31/08/2013


Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.

A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.
Para entender como realizá-la consulte a publicação "Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola".

Conferências nas Escolas (obrigatórias) – devem ser realizadas até 31 de agosto de 2013. Ficará a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. O cadastramento dos resultados da Conferência na Escola no site da Conferência deve ser realizado até dia 07 de setembro de 2013. Os cadastramentos incompletos ou fora do prazo não serão considerados.

Biblioteca

A IV CNIJMA terá como tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.
Assim as publicações contidas na biblioteca tem por objetivo subsidiar as escolas na realização da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
A publicação Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na escola + educomunicação trata das políticas fomentadas pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) visando a consolidação da escola como um espaço estruturante e permanente para realizar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente na escola e na comunidade e tem como  objetivo de subsidiar pedagogicamente a tarefa de construir conhecimentos para "Cuidar do Brasil" a partir da reflexão sobre as ações e exemplos no cotidiano escolar. Esta publicação é um convite para que a escola realize a conferência envolvendo estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar para dialogar, refletir e agir em prol da qualidade de vida.
O caderno Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis é um subsídio pedagógico para a realização do processo da IV CNIJMA. Tem a função de explicitar o conceito de "espaço educador sustentável" e fornecer o fio lógico para conectar a temática das mudanças ambientais globais com as mudanças almejadas no currículo, na gestão e no espaço físico da escola com vistas à transição para a sustentabilidade.  Este material apresenta ainda sugestões de como o tema pode ser trabalhado para chegar ao produto almejado pela Conferência, isto é, projetos de ação e intervenção que auxiliem a comunidade escolar a modificar os espaços construídos, revisitar os currículos, tornando-os coerentes com as premissas da sustentabilidade socioambiental.
O kit de cadernos Mudanças Ambientais Globais: pensar + agir na escola e na comunidade é composto por quatro publicações, Água, Ar, Fogo e Terra. Em sua abordagem ambiental, são retomados conceitos da filosofia ocidental, como também olhares da literatura e das artes plásticas.  Esses cadernos trazem conceitos-chave, informações e sugestões de atividades relevantes para auxiliar as escolas no aprofundamento da temática concernente à quarta edição da CNIJMA, de forma clara e objetiva.
A publicação Formando Com-Vida - Construindo Agenda 21 na Escola trata a respeito da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-Vida e construção da Agenda 21 na Escola, que são políticas fomentadas pela CGEA visando a consolidação da escola como um espaço estruturante e permanente para realizar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente na escola e na comunidade. Esta publicação também convida para a mobilização da comunidade escolar na organização das conferências infantojuvenis e outras ações que possibilitem o exercício da cidadania socioambiental na Escola.
O encarte "Caderno de Consumo Sustentável – Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade" aborda a questão do consumismo infantil, apresentando informações e dados relevantes sobre essa temática com o objetivo de proporcionar uma reflexão e incentivar mudanças de comportamento de consumo.
A publicação "Revista Turma da Mônica – Cuidando do Mundo",  resultado de uma parceria entre Maurício de Souza e o Ministério do Meio Ambiente, traz de forma lúdica e criativa, temas relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12305/2010), e busca auxiliar  no envolvimento do público infantojuvenil no exercício de criar novos hábitos e valores.

Passo-a-passo para a Conferência nas Escolas


FAÇA AQUI O REGISTRO DA CONFERÊNCIA NA ESCOLA

(Enviar o projeto de ação incluindo duas fotografias no corpo do arquivo em formato PDF)


A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é voltada para as escolas com pelo menos uma turma do 6° ao 9° ano (5ª a 8ª série) do Ensino Fundamental, cadastradas no Censo Escolar de 2011 – INEP, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural. Todos os estabelecimentos escolares com esse perfil podem participar. A adesão ao processo de Conferência é voluntária.
O processo da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente envolve as seguintes etapas:
  • Conferência nas escolas (obrigatória)- até o dia 31/08/2013;
  • Conferencias municipais e/ou regionais (opcional) até o dia 06/10/2013;
  • Conferência estadual (obrigatória) até o dia 25/10/2013 e
  • Conferência nacional nos dias 25 a 29 /11/2013.
Como aderir a Conferência?

Primeiro Passo: Construir uma Comissão para organizar, animar a conferência e envolver toda a comunidade educativa no processo. (Ver as publicações na biblioteca do site: Passo a Passo pra a Conferência de Meio Ambiente na Escola; Construindo Com-Vidas e Agenda 21 na escola: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis)
Segundo Passo: Desenvolver estudo da temática e elaborar projetos de ação para tornar a sua escola mais sustentável. (Temas Terra, fogo, Água e Ar).
Terceiro Passo: Na conferência na escola escolher apenas um projeto relacionado a apenas um tema. Escolher um aluno ou aluna de 11 a 14 anos do 6º ao 9º ano para representar a escola na etapa posterior
Quarto Passo: (Somente após a realização da Conferência na escola) - Registrar o resultado da conferência no site - e enviar o projeto de ação (2 a 4 laudas) incluindo duas fotografias da Conferência na escola.
Para dúvidas sobre a Conferência estadual entre em contato com representantes da Comissão Organizadora Estadual.

Links
  1. Mudanças Ambientais Globais - cadernos: TerraÁguaFogo e Ar
  2. Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola + Educomunicação
  3. Caderno temático: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
  4. Formando Com-Vida e construindo Agenda 21 na Escola
  5. Caderno de Consumo Sustentável: Consumismo Infantil na contramão da sustentabilidade
  6. Revista em quadrinhos da Turma da Mônica: Cuidando do Mundo
Material Gráfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário