ExpoCiências

Mostra Cultural ExpoCiências 2013


Comunidade do CEPMBB, 

No dia 17 de outubro realizaremos a Mostra Cultual Expociências 2013 no qual os estudantes expõem seus trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo e/ou unidade para comunidade escolar. É o momento de socializar o fruto das sequências didáticas, de oficinas temáticas, de trabalhos desenvolvidos em sala de aula e/ou extraclasse, dentre outros. O público-alvo são os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão (CEPMBB), porém a mostra conta com a participação dos estudantes do Ensino Médio e EJA a critérios dos professores e estudantes. Essa ação é oriunda do “Projeto Educação Científica através de Projetos de Pesquisa: Experimentando e Aprendendo com Ciências”, que foi elaborado e desenvolvido a partir do curso de Formação para a Prática Pedagógica na Educação Básica promovida pela Secretária de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA) através do Instituto Anísio Teixeira – IAT.

Ao longo do ano de 2013 um grupo de professores do ensino fundamental e médio está participando do “Curso Ciência na Escola” (SEC/BA – IAT) que tem respectivamente como objetivos gerais: (i)Fomentar a investigação sociocientífica, socioambiental e sociocultural para a criação colaborativa de projetos de pesquisa envolvendo toda a comunidade escolar e (ii) Promover a formação de professores para a pesquisa sobre a prática docente incorporada ao trabalho do professor. Os resultados parciais dos projetos de pesquisa desenvolvidos na escola poderão ser apresentados na Mostra Cultural ExpoCiências 2013 e, posteriormente, na Feira de Ciências e Matemática Estadual.

No final do mês de agosto ocorreu a I Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do CEPMBB, no qual foram realizadas atividades coletivamente por grupos de estudantes que construíram um plano de ação (projeto) sobre como tornar a escola mais sustentável, através de oficinas temáticas Água, Ar, Terra e Fogo. Sendo que os planos construídos poderão ser desenvolvidos e o produtos finais poderão ser socializados na Mostra Cultural ExpoCiências 2013 à critério dos estudantes e professores.

Considerando que no mês de agosto, na semana dos estudantes foram trabalhados pelos alunos juntamente com os professores colaboradores o desenvolvimento das atividades referente ao projeto Bernadete na Música Brasileira 2013, com os temas divididos por séries que ficaram com um respectivo movimento musical brasileiro. E como a Mostra Cultural ExpoCiências 2013 é um momento de socializar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo fica a critério dos estudantes e professores a reapresentação dos musicais.

Atenciosamente,

Direção / Articulação / Equipe docente


REGULAMENTO



MATUTINO

Série
Turmas do Matutino – Professores(as)
Temática
5a série (6o ano)
5AM / 5BM – MÁRCIA (ciências)
·         Água
6a série (7o ano)
6AM / 6BM – MANOELA (geografia)
·          
7a série (8o ano)
7AM  – ANDRÉA (geografia)
·          
8a série (9o ano)
8AM / 8MB / 8MC – FIDEL (ciências) & ROGÉRIA (português)
·          
1a série (1o ano)
1AM –  JONES (geografia) & DENISON (artes)
1BM –  HELAINE (matemática) & RAMIRES (filosofia)
1CM –  SORAIA (química) & OTAVIANO (matemática)

·          
2a série (2o ano)
2AM – CÍNTIA (biologia) & RODRIGO (sociologia)
2BM – SORAIA (química)
2CM – ROSA (história) & CONSUELO (português)
·          

3a série (3o ano)
3AM / 3BM – DEIZE/AGARENO
·         Tratamento de Água

VESPERTINO


Série
Turmas do Vespertino – Professores(as)
Temática
5a série (6o ano)
5AV / 5BV / 5CV / 5DV- MÁRCIA (ciências)
·         Água
6a série (7o ano)
6AV / 6BV /6CV - ELIELZA (geografia)
·          
7a série (8o ano)
7AV  / 7BV / 7CV / 7DV – THÉO (ciências)
·          
8a série (9o ano)
8AV / 8BV –  CÍNTIA (ciências)
·          
1a série (1o ano)
1AV  –  
·          
2a série (9o ano)
2AV –  
·          
3a série (1o ano)
3AV  – DEIZE (matemática)
·         Tratamento de Água

Nenhum comentário:

Postar um comentário